Você esta aqui
Home > Conteúdo > Aglutinação empresarial: conheça os benefícios

Aglutinação empresarial: conheça os benefícios

Entenda na prática como a aglutinação/fusão /incorporação de empresas pode representar um ganho extraordinário para todos os envolvidos

A aglutinação ou fusão de empresas guarda conveniências ainda pouco percebidas por muitos empresários. Nesse tipo de reorganização, os negócios de um mesmo segmento que antes atuavam de forma independente, ao somarem forças, podem chegar a mais e melhores resultados.

Nesse sentido, podemos citar como pontos positivos: diversificação da marca, aumento de receitas, cooperação técnica, redução de custos, entre outros. No post de hoje, falaremos sobre cada um deles. Não deixe de conferir!

Diversificação da marca

Por maior que seja a operação de determinada empresa, ela sempre terá para si um público delimitado, que serve de foco para as ações em curso. Isso é, inclusive, uma forma de se especializar na oferta de determinada solução e de se diferenciar da concorrência.

No entanto, essa nem sempre representa a solução mais rentável. Com a aglutinação de empresas, o que se tem é a conformação de duas marcas em uma, congregando públicos diversos. Na prática, temos uma nova empresa, que passa a deter uma maior fatia daquele mercado consumidor.

Aumento de receitas

Com a aglutinação de empresas, a nova organização formada passa a contar com capital social e patrimônio mais robustos. Diante da concorrência, essa organização tem mais e melhores condições de competir pelas primeiras posições do mercado, o que reflete em mais receitas. Afinal, em uma realidade de recursos cada vez mais limitados, sai na frente quem se vale de alianças estratégicas.

Cooperação técnica

Nesse jogo de soma positiva, que significa a aglutinação, a cooperação técnica entre as corporações talvez seja o ponto mais estratégico. Isso pode ser claramente observado quando gigantes de determinado setor se fundem.

Trata-se, muitas vezes, de empresas com anos ou até mesmo décadas de aperfeiçoamento tecnológico e melhoramento de processos que, após a aglutinação, passam a ter contato com a experiência positiva de uma organização de mesmo porte que também chegou a bons resultados, mas por caminhos diferentes. Desde que haja um empenho de assimilação entre as partes dos esforços de uma e outra, espera-se que a nova empresa constituída alce voos ainda mais altos.

Redução de custos

Há quem diga que a aglutinação de empresas é sinônimo de sinergia em busca dos mesmos objetivos. E como é necessário que exista uma completa reestruturação para que surja uma nova organização, os processos de trabalho tendem a ser redesenhados com vistas à otimização, os desperdícios são eliminados e os pontos de dificuldade são identificados e corrigidos.

Em resumo, todo esse esforço de estruturar uma nova empresa representa uma grande oportunidade de criar uma organização sem os vícios do passado e aproveitar a experiência positiva de todos.

Diminuição de riscos

Quando se passa a competir em qualquer mercado a partir de uma organização mais robusta, tanto em termos de capital financeiro quanto em termos técnicos, existe uma significativa diminuição de riscos. Afinal de contas, há uma margem maior para empreender iniciativas de inovação e expandir as próprias operações em busca de conquistar novos mercados.

Com o post de hoje, esperamos ter trazido os melhores esclarecimentos sobre o que é aglutinação de empresas e seus benefícios. Como você deve ter percebido, trata-se de uma estratégia em que todos saem ganhando, desde que lidem com todo o processo de forma profissional.

Deixe uma resposta

Top