Você esta aqui
Home > Notícias > Empréstimo: posso fazer pelo Sicoob Paulista?

Empréstimo: posso fazer pelo Sicoob Paulista?

Precisa de dinheiro para pagar as contas atrasadas? Conheça as linhas de crédito do Sicoob Paulista!

Se você está endividado, provavelmente se reconheceu na imagem deste post. As contas em aberto se tornam um peso, que parece ser eterno. No entanto, é possível mudar esse cenário com um empréstimo feito em uma cooperativa de crédito.

Diferentemente dos bancos tradicionais, a cooperativa não tem o intuito de lucrar, por isso as taxas são justas.

Começou a ter algum interesse? Então aproveite para ler este post. Explicaremos melhor sobre as linhas de crédito em cooperativas, os benefícios dessa opção e como fazer o seu contato. Vamos lá?

Empréstimos em instituições financeiras cooperativas

As cooperativas de crédito são instituições financeiras bem parecidas com os bancos tradicionais. A diferença é sua filosofia de gestão, que tem associados em vez de clientes. Por isso o funcionamento é mais democrático e inexiste o objetivo de apenas lucrar — o importante mesmo são os cooperados. Todos eles têm os mesmos direitos, qualquer que seja a quantidade de cotas que possuam.

Para fazer a cooperativa funcionar, há a busca por rentabilidade, a fim de manter os custos e a expansão de suas capacidades de atuação. Quando há sobras, elas são levadas à Assembleia Geral e os cooperados decidem sobre a distribuição daquele resultado.

As cooperativas são fiscalizadas pelo Banco Central e existe uma proteção, por meio do FGCOOP, de até R$ 250 mil para as contas de pessoas físicas e jurídicas, caso a entidade passe por problemas de liquidez.

Para se ter uma ideia da importância do cooperativismo de crédito, a expectativa de crescimento para o setor é de 15% em 2019.

Cinco benefícios de fazer um empréstimo com cooperativas de crédito

As instituições financeiras sempre estão disponíveis para a oferta de linhas de crédito. No entanto, como o objetivo das cooperativas é diferenciado, elas trazem alguns benefícios em relação aos bancos (que visam lucro). Veja quais são eles!

1. Proximidade com a cooperativa

O cooperado é mais que um cliente, porque também se torna dono do negócio. Isso significa que, além de fazer um empréstimo, você tem direito a participar das assembleias e de votar, a fim de garantir os melhores resultados. Essa vantagem é assegurada independentemente da sua quantidade de cotas.

2. Redução das taxas de juros

As linhas de crédito em cooperativas são menores porque os valores são definidos de acordo com a projeção de custos e as necessidades de reinvestimento. Portanto, qualquer possibilidade de lucro é descartada nessa negociação.

Assim, os juros ficam em torno de 2,27% ao mês, em vez dos 4,58% dos bancos tradicionais. De quebra, ainda há isenção ou diminuição das taxas de serviços, a exemplo da emissão de talões de cheque, TED, DOC, Cobrança Bancária (boletos) e transferências bancárias.

3. Participação das sobras

O associado tem direito a receber uma parte proporcional das sobras, de acordo com sua reciprocidade. Os recursos podem ser reinvestidos ou creditados em conta-corrente. Esse processo não ocorre em bancos tradicionais, nos quais os lucros são divididos apenas entre os acionistas.

4. Aumento do impacto social

O cooperativismo surgiu com o objetivo de melhorar a vida da população — e isso também é válido para o crédito. Por isso parte dos recursos é voltada para a elaboração de projetos que melhoram o desenvolvimento da sua região. A ideia é diminuir a desigualdade social e promover justiça financeira.

5. Acessibilidade

Uma situação comum é o acesso de grupos menos favorecidos, a exemplo de micros e pequenas empresas. O objetivo é ajudar todos a se desenvolverem em conjunto. Assim, o associado é mais que um gerador de lucro. Na verdade, é membro do negócio e tem voz ativa, por isso participa das decisões.

O passo a passo para fazer seu empréstimo

Para começar, é preciso se associar a uma cooperativa de crédito. O ideal é buscar por uma já consolidada que tenha experiência e bom histórico no mercado, como o Sicoob Paulista.

Bom, agora você já sabe que o empréstimo em cooperativas vale a pena, certo?

Então aproveite e fale com nossa equipe e apresentaremos as opções disponíveis para você sair do vermelho agora mesmo!

Se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

Top