Você esta aqui
Home > Conteúdo > O que é uma Cooperativa de Crédito?

O que é uma Cooperativa de Crédito?

O que é Cooperativa de Credito - Sicoob Paulista

Muitos já ouviram falar, mas poucos sabem definir o que é uma cooperativa de crédito. Você saberia definir o que é essa instituição e qual o seu propósito?

Para quem não sabe, a cooperativa de crédito é um tipo de instituição financeira que congrega um grupo determinado de pessoas que pretendem abrir mão dos grandes bancos para realizar suas próprias operações financeiras. Isso serve para pagamentos, empréstimos, aplicações e todos os demais produtos bancários.

Seria, então, a cooperativa de crédito um pequeno banco? Não!

A cooperativa de crédito tem personalidade jurídica própria e outras características que as distinguem das instituições financeiras convencionais. No post de hoje, vamos tratar de todas elas. Não deixe de conferir!

Vantagem em relação aos grandes bancos

A primeira pergunta que deve chamar a atenção de todos quando se fala em cooperativa de crédito é: por que não aderir a um banco tradicional?

Bem, o Brasil vive um cenário de altíssima concentração do mercado varejista de bancos em apenas cinco instituições (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa e Santander). Levando em conta uma média global, esse é um número muito baixo, o que leva a um oferta de serviços de alto custo.

No âmbito de uma cooperativa de crédito, todos os correntistas são acionistas. Com isso, é possível estabelecer uma política de taxas pelas transações efetuadas de baixo custo se comparadas aos bancos tradicionais.

Personalidade jurídica própria

Como já apontado anteriormente, as cooperativas de crédito têm personalidade jurídica própria e algumas peculiaridades que as diferenciam das instituições financeiras tradicionais. Primeiro, trata-se de uma organização sem fins lucrativos.

Na ocasião de a operação da cooperativa gerar sobras (lucro), há uma reunião entre os sócios e o conselho diretor para decidir qual encaminhamento dar aos recursos, que podem ser incorporados ao capital social da cooperativa, distribuídos entre as contas correntes dos cooperados proporcionalmente à contribuição de cada um em aplicações ou compor um fundo de reserva para emergências.

Em segundo plano, devemos ainda destacar que absolutamente todos os ingressantes na cooperativa são sócios. Na prática, isso significa que todos os membros podem participar ativamente das decisões que ditam os rumos da instituição. Geralmente, o capital exigido para se tornar um membro gira em torno de R$ 30 para pessoa física e R$ 500 para pessoa jurídica.

Alto índice de fidelização

Um dos fatores que comprovam o quão interessante é se tornar sócio de uma cooperativa são os números de um levantamento recente promovido pelo Banco Central do Brasil, que aponta para o fato de que 42% dos cooperados no país não fazem nenhum tipo de transação por outra instituição financeira. Além disso, a satisfação dos cooperados é superior a 80%.

Isso, de alguma maneira, comprova que as cooperativas de crédito oferecem todos os produtos bancários que os sócios demandam, como poupança, investimentos, previdência privada, entre outros.

Dinâmica de funcionamento

Podemos resumir a dinâmica de funcionamento da cooperativa de crédito e os benefícios de ser sócio de uma a partir do seguintes pontos:

  • a cooperativa é dirigida pelos próprios associados;
  • a assembleia de associados é a instância própria para formular o planejamento operacional da cooperativa;
  • o atendimento é personalizado, pois o grupo formado tem perfil econômico similar e é reduzido se comparado a um grande banco;
  • o crédito concedido aos cooperados, em geral, apresenta condições amigáveis para pagamento e pode ser concedido de forma mais rápida e fácil;
  • os cooperados podem se beneficiar de eventuais excedentes e sobras.

Conheça a Cooperativa Sicoob Paulista

A Sicoob Paulista é a primeira cooperativa de crédito de empresários do interior do estado de São Paulo, nascida há 10 anos com 31 sócios fundadores e um capital de 112 mil reais. Com o apoio total das Associações Comerciais da região, o Sicoob Paulista começou rapidamente sua expansão.

Hoje, somando mais de 11,5 mil cooperados, ultrapassa o valor de 140 milhões administrados e mais de 150 colaboradores distribuídos em 14 postos de atendimento no estado de São Paulo.

Deixe uma resposta

Top